Notícias

Cirurgia refrativa é opção para quem quer abandonar os óculos de grau

18 de outubro de 2019

A cirurgia refrativa é um procedimento realizado para corrigir a mudança de refração dos olhos, os chamados erros de refração, são eles: miopia, hipermetropia ou o astigmatismo. O paciente que opta por realizar a cirurgia volta a enxergar nitidamente sem precisar usar as lentes corretivas, o que consequentemente traz mais liberdade e independência visual para a realização das atividades do dia a dia.

O processo é seguro, indolor e permite que o paciente se recupere em até uma semana. Qualquer pessoa que possui os chamados erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) pode realizar o procedimento, lembrando que todo o processo tem que ser feito sob o acompanhamento do médico oftalmologista.

Com relação aos riscos da Cirurgia Refrativa, eles são minimizados quando um pré-operatório é realizado por um especialista. Uma avaliação clínica oftalmológica detalhada e a realização de exames específicos como, por exemplo, a Tomografia de Córnea, possibilitam a identificação de doenças oculares e a prevenção da maioria das complicações.

Depois do procedimento, o paciente é orientado sobre os cuidados pós-operatórios, que vão variar de acordo com a técnica cirúrgica realizada e deverão ser seguidos rigorosamente. Dentre os cuidados estão o uso de colírios com antibiótico, corticoide, além de lubrificantes durante alguns dias após a cirurgia, sem falar da contínua higienização adequada da região. A exposição ao sol e aos ambientes contaminados também deve ser evitada.

Cristine Libório, médica oftalmologista e especialista em Córnea e Cirurgia Refrativa, pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).