Notícias

Conheça os tipos de plástica ocular

15 de janeiro de 2020

A plástica ocular é uma subespecialidade oftalmológica voltada para tratar e diagnosticar anormalidades e imperfeições na região dos olhos. O procedimento é dividido em dois segmentos: a reparadora, que cuida do mau posicionamento da pálpebra, de traumas deformantes ou tumores, dentre outras; e a estética, com foco no rejuvenescimento do olhar.

A formação de bolsas de gordura nas pálpebras inferiores dos olhos, a flacidez, o excesso de pele e a ptose palpebral (queda das pálpebras) faz parte do processo natural de envelhecimento do rosto. Como consequência disso, o aspecto facial pode ficar envelhecido e cansado. Isso pode acontecer em diferentes idades, a depender da genética, do tipo de pele e fatores externos, como exposição ao sol.

Entre os tipos de plásticas oculares, estão: blefaroplastia (remove a pele enrugada das pálpebras superiores e/ou inferiores), a cirurgia para correção do entrópio (inversão da borda palpebral para dentro do globo ocular) e ectrópio (reversão da borda palpebral para fora) ea cirurgia de ptose palpebral (correção da queda da pálpebra superior de um ou ambos os olhos). Sendo que a blefaroplastia se destaca como procedimento estético facial mais comum.

Levando em consideração que a maioria das emoções são transmitidas pelo olhar de forma espontânea, as alterações e traumas nesta região afetam diretamente a autoestima do paciente. O procedimento cirúrgico, além de proporcionar uma melhora significativa no campo visual, pode devolver também a qualidade de vida. Em todos os casos, marque sempre uma consulta com seu oftalmologista.

Dr.Herbem Maia
Oftalmologista
Especialista em Cirurgia Plástica Ocular
Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular